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09, 10, 11, 12, 13 e 14/03/2020 - Formação de Analista de Siscoserv 2.0

R$ 2,390.00

09, 10, 11, 12, 13 e 14/03/2020 – Formação de Analista de Siscoserv 2.0

Curso prático, com exercícios e uso do simulador exclusivo do Canal!

*Atualizado de acordo com a Portaria Conjunta 2000/18 NBS 2.0

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Descrição

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DATA: 09, 10, 11, 12, 13 e 14/03/2020
HORÁRIO: das 19h às 22h30
CARGA HORÁRIA:
24 horas

USO DO SIMULADOR EXCLUSIVO DO CANAL ADUANEIRO

*Curso atualizado de acordo com a Portaria Conjunta 1429/18 – NBS 2.0

COM PROVA DE HABILITAÇÃO TÉCNICA (Opcional)

OBJETIVO: 
O treinamento objetiva formar profissionais capacitados para analisarem documentos e processos, além de habilitar a efetuarem registros no Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv).

O programa ainda aborda a Classificação de Serviços segundo as regras da NBS, além de Câmbio, Tributação Internacionais de Serviços, Contabilidade aplicada ao Siscoserv e estudo das principais Soluções de Consulta já publicadas sobre o tema, atualizado de acordo com nova Edição dos Manuais de Aquisição e de Vendas aprovada pela Portaria Conjunta RFB/SCS 2.066 de 21 de dezembro de 2018.

O curso de Formação de Analista de Siscoserv do Canal Aduaneiro é o único programa de Educação Continuada do mercado que, além de fornecer conhecimento e atualização profissional sobre o tema Siscoserv, também aplica PROVA DE HABILITAÇÃO TÉCNICA (opcional), cuja finalidade é certificar que o participante do curso está plenamente qualificado para atuar como ANALISTA, assim como para efetuar registros no sistema Siscoserv.

PÚBLICO ALVO:
– Importadores e Exportadores; Indústrias; Companhias Multinacionais; Prestados e Tomadores de Serviços Internacionais (ainda que indiretamente);

– Empresas que buscam cursos de educação continuada para seus colaboradores, com opção de aplicação de PROVA DE HABILITAÇÃO TÉCNICA;
– Operadores do Comércio Exterior ou profissionais envolvidos com a área de negócios internacionais;
– Alunos de graduação e pós-graduação das seguintes áreas: Direito, Comércio Exterior, Administração de Empresas, Logística, Finanças e Ciências Contábeis, entre outras.

CURSO PRÁTICO: 
 
Para acompanhar algumas aulas é necessário trazer um notebook.

*Os alunos deverão baixar, como material de apoio: NBS Versão 2.0, NEBS Versão 2.0, Manual de Aquisição – 12ª edição; Manual de Vendas – 12ª edição.

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POLÍTICA DE DESCONTO:

  • Pagamento à vista: 5% de desconto.

(Pague seu curso parcelado em até 03x no boleto bancário ou em até 10x no cartão de crédito).

* O parcelamento está condicionado ao valor do curso.

Informações adicionais e Política de cancelamento

– Para realização do curso é necessário que haja um quórum mínimo.
– Caso o quórum mínimo não seja alcançado, o Canal Aduaneiro reserva-se ao direito de alterar o início do curso ou mesmo cancelar a turma.
– Em caso de imprevisto com o docente, ele será substituído sem alteração do programa.
– A empresa contratante poderá efetuar seu cancelamento em até 48 horas antes da realização do curso, porém, será cobrada taxa administrativa correspondente a 50% do valor da Nota Fiscal. Depois deste prazo (24 horas de antecedência do início do curso), não haverá devolução do valor pago.

O CANAL ADUANEIRO NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUAISQUER OUTROS VALORES QUE EVENTUALMENTE TENHAM SIDO DESPENDIDOS PELO PARTICIPANTE, SEJA A QUE TÍTULO FOREM, TAIS COMO PASSAGENS AÉREAS, RODOVIÁRIAS, COMBUSTÍVEL, HOSPEDAGEM ETC., EM VIRTUDE DO CANCELAMENTO OU ADIAMENTO DO CURSO.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

MÓDULO I – SISCOSERV – TORNANDO-SE UM SUPER ANALISTA

  1. Perfil do analista
  2. Atividades e responsabilidades de um analista
  3. Competências técnicas de um analista
  4. Siscoserv: um copo meio cheio ou meio vazio?

MÓDULO II – SISCOSERV – PRINCIPAIS CONCEITOS

  1. O que é SISCOSERV?
  2. O que são intangíveis?
  3. Como, por que e por quem foi criado
  4. Papel do MDIC e SERVIÇOS
  5. Papel da Receita Federal
  6. Papel do Banco Central
  7. Como acessar o sistema
  8. Responsabilidades, confidencialidade
  9. Base legal: leis, instruções normativas, portarias conjuntas, manuais
  10. Penalidades: por atraso; por informação inexata, incompleta, omissa; por não atendimento à intimação da Receita Federal
  11. Quem está obrigado a registrar
  12. O que são entes despersonalizados
  13. Quem está desobrigado a registrar
  14. Despesas pessoais, viagens a trabalho, devo registrar?
  15. Despesas pessoais, viagens de lazer, devo registrar?
  16. Despesas pagas com cartão corporativo, devo registrar?

MÓDULO III – AS RELAÇÕES CONTRATUAIS COM O EXTERIOR E O SISCOSERV

  1. Tomador e prestador de serviços; vendedor e adquirente
  2. Contrato de prestação de serviços;
  3. Intermediário, representante;
  4. Filial, suscursal, empresas do mesmo grupo
  5. Contratos formais e não formais
  6. Documentos que possuem força de contrato
  7. Vigência do contrato e início dos serviços

MÓDULO IV – MÓDULOS E MODOS DO SISCOSERV – CARACTERÍSTICAS, DESCOBRAMENTOS, PRAZOS, CRUZAMENTO DE DADOS

  1. Módulo de Venda
    • Registro de Venda (RVS)
    • Registro de Faturamento (RF)
    • Momento do cruzamento de dados

      2. Módulo de Aquisição

    • Registro de Aquisição (RAS)
    • Registro de Pagamento (RP)
    • Momento do cruzamento de dados

     3. Presença Comercial no Exterior

    • Registro de Presença Comercial (RPC)
    • Cabimento
    • Prazo para registro

     4. Modos de Prestação de Serviços

    • Comércio Transfronteiriço
    • Consumo
    • Presença Comercial no Exterior
    • Movimento Temporário de pessoas físicas

    5. Prazos para registro – como contar

    • Registro de Aquisição
    • Registro de Venda
    • Registro de Pagamento
    • Registro de Faturamento
    • Pagamentos e faturamentos antecipados – o que fazer?

MÓDULO V – APRENDENDO A CLASSIFICAR (NBS)

  1. Nomenclatura Brasileira de Serviços (NBS) e Notas Explicativas (NEBS)
  2. NBS versão 1.1 e NBS versão 2.0: quando usar uma ou outra?
  3. Estrutura de uma NBS
  4. Exemplo
  5. Classificação: como e por onde começar?
  6. Capítulos e exemplos:
    • Serviços de Construção
    • Serviços de intermediação na distribuição de mercadorias; serviços de despacho aduaneiro
    • Fornecimento de alimentação e bebidas e serviços de hospedagem
    • Serviços de transporte de passageiros
    • Serviços de Transporte de Cargas
    • Serviços de apoio aos transportes
    • serviços postais; serviços de coleta, remessa ou entrega de documentos ou encomendas; serviços de remessas expressas
    • Serviços de transmissão e distribuição de eletricidade; serviços de distribuição de gás e água
    • Serviços financeiros e serviços relacionados
    • Serviços imobiliários
    • Arrendamento mercantil operacional, propriedade intelectual, franquias e outros direitos
    • Serviços de pesquisa e desenvolvimento
    • Serviços jurídicos e contábeis
    • Serviços profissionais, técnicos e empresariais (exceto pesquisa e desenvolvimento, tecnologia da informação e serviços jurídicos e contábeis)
    • Serviços de tecnologia da informação
    • Serviços de telecomunicação, difusão e fornecimento de informações
    • Serviços de apoio às atividades empresariais
    • Serviços de apoio às atividades agropecuárias, silvicultura, pesca, aquicultura, extração mineral, eletricidade, gás e água
    • Serviços de manutenção, reparação e instalação (exceto construção)
    • Serviços de publicação, impressão e reprodução
    • Serviços educacionais
    • Serviços relacionados à saúde humana e de assistência social
    • Serviços de tratamento, eliminação e coleta de resíduos sólidos, saneamento, remediação e serviços ambientais
    • Serviços recreativos, culturais e desportivos
    • Serviços pessoais:
  •  

           7. Que documentos analisar na aquisição

         8. Que documentos analisar na venda

         9. Criando um checklist

        10. Pontos de atenção: como corrigir o fluxo de informações e documentos

        11. Perguntas que auxiliam

MÓDULO VI – FRETE INTERNACIONAL

  1. Solução de Consulta 257/2014 – pontos principais
  2. Importância dos incoterms na classificação do frete
  3. Frete na importação: quando registrar
  4. Frete na exportação: quando registrar
  5. Tipo de transporte
  6. Formas de acondicionamento da carga
  7. Como detectar o emissor do conhecimento de transporte
  8. Exemplos de conhecimentos de transporte
  9. Emitir, imprimir e assinar – diferenças
  10. Operações por conta e ordem
  11. Operações por encomenta
  12. Temas polêmicos: THC e DEMURRAGE

MÓDULO VII – CAMPOS A SEREM PREENCHIDOS NO SISTEMA – FRETE E OUTROS SERVIÇOS

  1. Data de início e conclusão
  2. Valor
  3. NBS
  4. País de destino
  5. NIF
  6. Endereço
  7. Código da moeda
  8. Enquadramento
  9. Informações complementares
  10. DI ou RE
  11. Modo de transmissão

MÓDULO VIII – OPERAÇÕES COMPLEXAS E O SISCOSERV

  1. Operações intercompany
  2. Cost sharing – compartilhamento de custos com e sem markup
  3. Expatriados e impatriados
  4. Transferência de tecnologia
  5. Royalties

MÓDULO IX – NATUREZAS DE CÂMBIO DE SERVIÇOS E SUA CORRELAÇAO COM O SIRCOSERV

  1. Venda e Aquisição no Siscoserv e no contrato de câmbio
  2. Principais natureza de câmbio de serviços e sua correlação com o Siscoserv:
  • SERVIÇOS POSTAIS E COURIER – Natureza 47001
  • SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÃO – Natureza 47018
  • SERVIÇOS DE COMPUTAÇÃO – Natureza 47025
  • SERVIÇOS FINANCEIROS– Natureza 47032
  • ALUGUEL DE EQUIPAMENTOS (arrendamento mercantil operacional) – Natureza 47056
  • PESQUISA E DESENVOLVIMENTO – Natureza 47063
  • ENGENHARIA E ARQUITETURA – Natureza 47070
  • REPARO E MANUTENÇÃO EM MÁQUINAS E VEÍCULOS – Natureza 47087
  • SERVIÇOS JURÍDICOS – Natureza 47128
  • AUDITORIA, CONTABILIDADE E CONSULTORIA TRIBUTÁRIA – Natureza 47135
  • CONSULTORIA DE NEGÓCIOS E RELAÇÕES PÚBLICAS – Natureza 47142
  • PUBLICIDADE, PESQUISAS DE MERCADO E DE OPINIÃO, PARTICIPAÇÃO EM FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Natureza 47159
  • OUTROS SERVIÇOS DE FORNECIMENTO DE INFORMAÇÃO – Natureza 47180
  • OUTROS SERVIÇOS TÉCNICOS, PROFISSIONAIS E ADMINISTRATIVOS – Natureza 47197
  • CONSTRUÇÃO CIVIL (NO BRASIL E NO EXTERIOR)
  • MARCAS, PATENTES E FRANQUIAS (naturezas restritas a operações decorrentes de contratos averbados pelo INPI, registradas no Banco Central, quando relacionadas à saída de recursos no País)
  • ASSISTÊNCIA TÉCNICA (naturezas restritas a operações decorrentes de contratos averbados pelo INPI, registradas no Banco Central, quando relacionadas à saída de recursos no País)
  • DIREITOS AUTORAIS – Natureza 47551 – Licença para cópia e distribuição de programa de computador)
  • DIREITOS AUTORAIS – Natureza 47568 – Licença para cópia e distribuição – outros)
  • DIREITOS AUTORAIS – Natureza 47575 – Cessão ou uso de programas de computador
  • DIREITOS AUTORAIS – Natureza 47582 – Cessão ou uso – outros
  • TRANSAÇÕES COMERCIAIS – Natureza 47609 – Comissões e outras despesas sobre transações comerciais
  • SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO EM VIAGEM – Natureza 47702
  • SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO – Natureza 47719
  • OUTROS SERVIÇOS PESSOAIS, CULTURAIS E DE ENTRETENIMENTO – Natureza 47757
  • SALÁRIOS – NATUREZA 47908
  • ALUGUEL DE IMÓVEIS – NATUREZA 47915

MÓDULO X – SISCOSERV, CÂMBIO E COMPLIANCE

MÓDULO XI – VAMOS PRATICAR?

  1. EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS
  2. EXERCÍCIOS PRÁTICOS – ANÁLISE DE CASOS CONCRETOS – FRETE
  • IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES DE SERVIÇO DE TRANSPORTE (FRETE);
  • IDENTIFICAÇÃO DA MOEDA E DO VALOR A SER DECLARADO NO SISCOSERV;
  • COMO LANÇAR VALORES EM MOEDAS DIFERENTES DA MOEDA DO FRETE;
  • APRENDENDO A IDENTIFICAR O MODAL;
  • APRENDENDO A IDENTIFICAR A FORMA DE ACONDICIONAMENTO DA CARGA;
  • APRENDENDO A IDENTIFICAR O TIPO DE MERCADORIA;
  • APRENDENDO A CLASSIFICAR (NBS);
  • APRENDENDO A PREENCHER “INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES”;
  • APRENDENDO A REGISTRAR (uso de SIMULADOR);
  • APRENDENDO A RETIFICAR (uso de SIMULADOR);
  • APRENDENDO A CANCELAR (uso de SIMULADOR)

     3. EXERCÍCIOS PRÁTICOS – ANÁLISE DE CASOS CONCRETOS – OUTROS SERVIÇOS

  • IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES DO SERVIÇO, INTANGÍVEL ou OPERAÇÃO QUE PROVOQUE VARIAÇÃO PATRIMONIAL;
  • IDENTIFICANDO PAGAMENTOS PARCELADOS;
  • IDENTIFICANDO FATURAMENTOS PARCELADOS;
  • IDENTIFICAÇÃO DA MOEDA E DO VALOR A SER DECLARADO NO SISCOSERV;
  • COMO LANÇAR VALORES EM MOEDAS DIFERENTES DE UMA MESMA INVOICE/CONTRATO;
  • APRENDENDO A ENTENDER O OBJETO (o que fazer quando o objeto não é claro?);
  • APRENDENDO A CLASSIFICAR (NBS);
  • APRENDENDO A REGISTRAR (uso de SIMULADOR);
  • APRENDENDO A RETIFICAR (uso do SIMULADOR);
  • APRENDENDO A CANCELAR (uso de SIMULADOR);
  • APRENDENDO A REGISTRAR UMA AQUISIÇÃO COM VÁRIOS PAGAMENTOS;
  • APRENDENDO A REGISTRAR UMA VENDA COM VÁRIOS FATURAMENTOS.

MÓDULO XII – SIMULANDO UM REGISTRO (GRAVADO)

MÓDULO XIII – CÂMBIO DE SERVIÇOS – TRIBUTAÇÃO: INCIDÊNCIA, BASE DE CÁLCULO, ALÍQUOTAS, FATO GERADOR (GRAVADO)

  1. IOF
  2. PIS/COFINS
  3. CIDE – tecnologia
  4. CIDE e sua relação com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial
  5. CIDE – casos de averbação e de dispensa
  6. INPI e BACEN

REQUISITOS PARA MELHOR APROVEITAMENTO DO CURSO:

  • Trazer notebook;
  • Baixar, como material de apoio: NBS Versão 2.0, NEBS Versão 2.0, Manual de Aquisição – 12ª edição; Manual de Vendas – 12ª edição.

Plantão de dúvidas sobre o conteúdo do curso (sem análise de documentos), por 30 dias.

 

  • Presencial:

As aulas acontecerão nas instalações do Canal Aduaneiro, localizado próximo à Avenida Paulista.

  • Telepresencial:

As aulas serão transmitidas AO VIVO pela Internet. Você só precisa de um computador ou tablet, com internet de banda larga (velocidade mínima de 1Mb). Você vê e ouve o professor pela nossa câmera, assiste os slides e anotações, faz perguntas e interage pelo bate-papo, tudo em tempo real. Veja aqui uma demonstração da transmissão de uma aula.

*Em ambas modalidades AS AULAS FICAM GRAVADAS, e disponíveis ao aluno por 30 dias.

Márcia Mendes

– Especialista em contratos;
– Consultora, palestrante e professora do Canal Aduaneiro, com ênfase em SISCOSERV.

O que vem com o curso:

• Material de apoio Digital;

• Certificado de conclusão;

• Prova de Habilitação Técnica com Certificação (opcional);

• Plantão de dúvidas por 30 dias após o término do curso;

• A gravação do curso será disponibilizada após 5 dias úteis depois do curso ocorrer e ficará disponível durante 30 dias;

• Coffee Break (manhã e tarde).

 

1. Para agilizar sua inscrição preencha esse formulário com os seus dados.
(Neste formulário contém uma opção para você escolher a modalidade de sua preferência).

2. Faça o pagamento do curso pelo site. 

3. Entraremos em contato assim que formos notificados da realização do pagamento.

 

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