fbpx

Atualizações sobre o CCT – Controle de Carga e Trânsito

O CCT – Controle de Carga e Trânsito irá atender todos os modais de transporte seguindo os padrões dos Incoterms (que também passarão por atualização em 2020).

O sistema traz tecnologias modernas que prometem diminuir consideravelmente o tempo dos processos aduaneiros para liberação de carga.

O disponibilização desse módulo que irá substituir o Mantra, será feita de forma gradativa e a primeira fase será para o modal aéreo.

As companhias aéreas irão disponibilizar, por meio de API (Application Programming Interface), no CCT as informações pertinentes aos vôos e cargas.

A meta de melhoria para o modal aéreo na importação, é diminuir em 80% o tempo médio de liberação de cargas e 90% das intervenções manuais que acontecem hoje em dia.

Tanto os importadores que usam o Mantra, como as empresas aéreas terão que fazer adaptações em seus sistemas e fluxo de trabalho.

Em 2020 o Mantra será desativado de forma gradativa.

Reduzir a burocracia na movimentação e trânsito de cargas será um passo importante para o comércio exterior brasileiro que a muitos anos vem funcionando de forma ineficiente.


 

Sobre a autora:

Prof.ª Jaqueline Rolim

– Bacharel em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior, especializada em Regimes Aduaneiros Especiais;
– Despachante Aduaneira;
– Coordenadora de Despacho Aduaneiro LSG COMEX;
– Mais de 30 anos de experiência em multinacionais, trading company, desembaraço aduaneiro e agenciamento de cargas;
– Diretora de projetos especiais da RR COMEX Consultoria e Serviços Aduaneiros Ltda;
– Atuou com o Gerente de Desembaraço Aduaneiro da Empresa INTERFREIGHT – 2002 a 2017, criando o setor de desembaraço aduaneiro;
– Participação em diversos projetos com aplicação de ex-tarifário – 1999 a 2019;
– Colaboradora da ABM (Associação Brasileira de Metalurgia) nas discussões sobre Eficiência Logística Portuária / Aeroportuária  – 2012 a 2017;
– Atuou com Consultora Aduaneira do Centro de Excelência em Engenharia de Transportes – 2007 a 2009.

Deixe uma resposta

×

Carrinho

preloader